Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a gutta percha: uma resina natural que fica na história como o isolante dos primeiros cabos elétricos submarinos




"A «gutta percha», uma resina natural obtida por incisão de certas árvores do Extremo Oriente ou por trituração de certas folhas, veio a ser comercialmente importante pelas suas propriedades isoladoras, particularmente o seu uso no revestimento de cabos telegráficos subaquáticos. 

Em 1850/1851, este material foi utilizado para revestir o primeiro cabo submarino colocado entre Inglaterra e França. Encontrou ainda outras aplicações como por exemplo na produção de bolas de golfe e em cirurgia dentária."

Fonte: Callapez, M.E, Os Plásticos em Portugal - A origem da indústria transformadora, Editorial Estampa, 2000 (Livro)

* * *


Fábrica de revestimento de cabo elétrico com gutta percha.

* * *


"Quimicamente o material conhecido como Gutta Percha consiste num isómero trans de poliisopreno. A sua estrutura química é trans 1,4- poliisopreno. Devido à proximidade da sua estrutura com a da borracha natural (a qual é um isómero cis do isopreno) existem semelhanças com este material, mas as suas propriedade mecânicas assemelham-se mais àquelas exibidas por polímeros cristalinos."

Fonte: Prakash et al, Gutta-percha - An Untold Story, Endontology
* * *

A Gutta Percha é obtida a partir da espécie Palaquium gutta.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...