Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a «vulcanite», o primeiro plástico semi-sintético da história dos polímeros



Até 1856, estes materiais [compostos orgânicos] eram obtidos de fontes naturais (…). Em meados do século XIX, fizeram-se tentativas para modificar quimicamente alguns polímeros naturais, de forma a melhorar as suas propriedades, ou alterá-las de modo a encontrar substitutos para materiais naturais, cada vez mais caros e raros.

A «vulcanite» é um exemplo dessas tentativas, em que o objetivo foi melhorar as propriedades da borracha natural. Como a borracha se torna mole e pegajosa durante o tempo seco e quente e rígida durante o frio, tentou solucionar-se o problema procurando o métodos que tornassem mais prático o seu emprego.

A borracha natural, quando tratada com enxofre, produz um produto a que se chamou «vulcanite», também conhecido como «ebonite» ou borracha dura. Tal tratamento transforma a borracha num material útil e resistente. A «vulcanite» é considerada como o primeiro plástico semi-sintético, visto ter sido produzida a partir da borracha natural, cuja composição e propriedades se alterava quimicamente por adição do enxofre, sob condições controladas.

Fonte: Callapez, M.E, Os Plásticos em Portugal - A origem da indústria transformadora, Editorial Estampa, 2000 (Livro)
* * * 

Rolhas de cerveja em vulcanite



Próteses dentárias em vulcanite

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...