Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a empresa Ecoslops, e a micro-refinação de resíduos de hidrocarbonetos dos tanques de navios



Os navios de transporte de petróleo acumulam no fundo dos seus tantes resíduos à base de hidrocarbonetos, os quais são conhecidos como "slops" . A legislação internacional proibe a descarga destes resíduos para o oceano, obrigando a que sejam descarregados nos portos martítimos onde os navios atracam. Na maior parte dos casos os slops são incinerados. Em alternativa, a empresa francesa Ecoslops propõe-se a realizar a micro-refinação deste material no sentido de o transformar em combustíveis e betumes.

"slops" antes de ser processado (à esquerda) 
e depois (à direita)


O processo da Ecoslops envolve a separação dos hidrocarbonetos, água e sedimentos através de um aquecimento inicial, seguido de uma decantação e centrifugação. Os hidrocarbonetos são depois encaminhados a uma coluna de destilação a vácuo e levados à evaporação a temperaturas até 400ºC. Com isto vários produtos são produzidos, nomeadamente combustíveis e betumes.

E Ecoslops tem desde 2015 uma unidade industrial instalada no Porto de Sines (Portugal), com capacidade de produzir anualmente 25 mil toneladas de combustível reciclado. A empresa tem também planos de expansão para a França e Médio Oriente, através de construção de novas unidades.



  • O processo da  Ecoslops


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...