Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre reação de mudança água-gás (water-gas shift reaction), e a sua histórica pertinência industrial


Ludwig Mond (1839-1909)

A reação de mudança água-gás (WGSR, do inglês, water-gas shift reaction) é uma transformação química com relevância industrial de longa data, que converte a mistura de monóxido de carbono e água em hidrogénio e dióxido de carbono.
 Muitos processos industriais dependem de gás de síntese (CO + H) como matéria-prima. Esta mistura pode ser obtida por gasificação do carvão ou, mais comumente, por steam reforming do gás natural. Dependendo do método de produção, os gás de síntese pode ter vários rádios de CO e H. O WGSR é utilizado para ajustar esta relação para valores considerados ótimo,s ou pra remover CO completamente por conversão em CO.

Assim, a primeira aplicação da reação WGSR no processo de Haber-Bosch para síntese de amónia, na qual H altamente puro é obtido a partir do gás de síntese por remoção de CO (que de outro modo envena of catalisor à base de ferro). Também usado para afinar o rácio o H/CO no processo de produção de metanol, ou no processo Fischer-Tropsch para a síntese de hidrocarbonetos.

A WGSR foi reportada inicialmente por Ludwig Mond em 1888 mas sua importância não foi reconhecida até ao desenvolvimento do processo de Haber-Bosch.

Fonte: Ambrosi, A., Denmark, S.E., 2016. Harnessing the Power of the Water-Gas Shift Reaction for Organic Synthesis. Angewandte Chemie International Edition 55, 12164-12189.



Exemplos de investigação em torno desta reação:











0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...