Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre borracha natural (NR) vs. borracha de estireno butadieno (SBR), e perspetivas de mercado até 2025



Borracha natural (NR, natural rubber) e borracha de estireno butadieno (SBR) são os grandes produtos da indústria da borracha, sendo usados quando elevados níveis de resistência à oxidação, ozono e óleo (de base fóssil) não são necessários. Em ambos os materiais (…) a temperatura de operação máxima dos componentes moldados é da ordem de 70 ° C. Ambos os materiais estão disponíveis numa variedade de gamas (diferentes pesos moleculares, viscosidades, etc.), sendo que registar que os dois mateirais são extremamente compatíveis entre si, sendo as suas misturas bastante usadas para se obter propriedades desejadas.

Pese embora estas semelhanças, há, no entanto, diferenças entre eles. Por exemplo: se a borracha natural é esticada, a cristalinidade ocorre e isso reforça a borracha para que ela resista à deformação e melhore a sua força. (...) O SBR não cristaliza quando esticado e os materiais de enchimento (caros) de reforço devem ser usados para muitas aplicações. NR tem uma melhor resistência ao rasgo quente do que a SBR e esta propriedade é útil se houver dificuldades na moldagem. A cura de SBR é mais lenta que a da borracha natural e, embora as taxas de cura possam ser combinadas, isso significa que mais acelerador (caro) deve ser usado.

Por outro lado, a SBR tem uma melhor resistência à abrasão e os moldes ficam expectavelmente mais limpos, porque, por vezes, há menos incrustação de sujidade em produtos baseados neste polímero - em especial a altas temperaturas de vulcanização e quando o NR não foi orientado para a estabilidade térmica. A resistência ao envelhecimento das moldagens SBR também é um pouco melhor. O polímero sintético também pode ser feito em graus de peso molecular muito alto (muito maior do que os encontrados em NR) e estes graus podem então ser aumentados com óleo.

Fonte: A. Whelan, Polymer Technology Dictionary, 1994, Springer, UK



  • Tendências no mercado mundial de NR e SBR:


Nos últimos anos, o fosso entre a oferta e a procura de borracha natural (NR) ampliou-se, tornando preocupantes os preços desta matéria-prima. Em 2016, a oferta de borracha natural cresceu 1,1% enquanto a procura cresceu a uma taxa de cerca de 6%. Esse déficit tem exercido pressão sobre a oferta e leva a uma alta volatilidade nos preços, o que, por sua vez, tem sido um dos principais impulsionadores do crescimento da indústria SBR.

Nos últimos cinco anos, o consumo médio anual de borracha sintética foi superior ao de NR, em cerca de 3.5 mil toneladas. De entre as borracha sintéticas do mercado, a SBR é a mais consumida, representando mais de 45% do consumo. Assim, as restrições enfrentadas pela indústria de NR atuam como principal impulsionadora do mercado de borracha sintética.

O mercado SBR é impulsionado pela crescente procura das regiões da América Latina e do Oriente Médio e da África devido à crescente produção de pneus e à presença de numerosas empresas petroquímicas em toda a região

Com relação a aplicações, espera-se que o negócio dos pneus testemunhe um crescimento anual (CAGR) de 1,7% de 2016 a 2025 devido à crescente procura da indústria automóvel em mercados emergentes, incluindo China, Índia e Brasil.

Fonte: Styrene Butadiene Rubber (SBR) Market Analysis By Product (E-SBR, S-SBR), By Application (Tire, Footwear, Polymer Modification, Adhesive), By Region (North America, Europe, Asia Pacific), And Segment Forecasts, 2014 - 2025 - Grand View Research


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...