Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os esforços de várias empresas nos EUA para poupar água e emissões atmosféricas na agricultura, e o exemplo da WaterBit



Nos EUA é notícia de que a empresa WaterBit - cuja atividade se centra no planeamento e controlo remoto de sistemas de irrigação - instalou pequenos sensores alimentados por energia solar nos campos de aspargos que coletam informações sobre a humidade do solo e outras condições do campo. 

Este não precisam de manutenção e são colocados sob a folhagem, para que não interfiram no trabalho de campo e nas colheitas. Os dados dos sensores são enviados para uma plataforma de comunicação que pode estar a milhares de metros de distância. A plataforma usa uma tecnologia da Internet das Coisas (IoT) para enviar dados pela rede à aplicação da WaterBit. Lá, as informações são analisadas para determinar se uma secção do campo precisa de mais ou menos água, e o agricultor pode aceder aos dados a qualquer momento e controlar remotamente a irrigação com recurso ao seu smartphone, ligando ou desligando as válvulas.

Em jeito de demonstração das potencialidades do sistema, desde a instalação dos sensores WaterBit num campo de 16.2 ha em dezembro de 2017, a empresa cliente Devine Organics colheu quase o dobro de espargos e reduziu suas emissões de gases de efeito estufa em 5% devido à queda no consumo de água e no uso de camiões para verificar o estado dos campos. A tecnologia concedeu à Devine Organics o potencial de reduzir seu consumo de água em mais de 2800 metros cúbicos - o equivalente o volume gasto em banhos diários por mais de 43 mil americanos.

Enquanto isso, a Nestlé Purina, a Cargill e a The Nature Conservancy também se uniram para melhorar os sistemas de irrigação de alimentos na base da cadeia de fornecimento de carne bovina nos EUA, começando com um projeto piloto no estado do Nebraska.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...