Últimas

Search Suggest

Sobre um drone-laboratório desenvolvido na Rússia e capaz de fornecer dados precisos e em tempo real sobre a composição da atmosfera




Cientistas da Universidade de Samara (Rússia) testaram e apresentaram um "laboratório voador" composto por um microcromatógrafo gasoso voador. No teste inicial realizado, o dispositivo atingiu a altitude necessária, recolheu amostras e analisou-as online.

(...) O dispositivo portátil pesa pouco mais de um quilograma e substitui completamente os volumosos dispositivos de laboratório. Ele pode fornecer dados precisos sobre a composição da atmosfera, composição qualitativa e quantitativa de petróleo e gás natural, bem como analisar biomarcadores no ar humano exalado em poucos minutos.

(...) Este laboratório aéreo de química do ar é capaz de realizar uma análise operacional do estado da atmosfera a altitudes de até 1.000 metros e dentro de um raio de 2 km da fonte. Em modo autónomo, o dispositivo pode sobrevoar fontes potenciais de poluição do ar ao longo de uma rota pré-compilada com pontos de emissão designados, analisar a composição do ar e transmitir a informação recebida para o centro de controle do solo. O processo de análise das amostras obtidas leva até três minutos.



O dispositivo também pode registar e rastrear rapidamente o nível de concentração de substâncias no ar em diferentes altitudes e distanciamento da fonte. Isso permite prever a direção da propagação da poluição na atmosfera com mais precisão.

Este laboratório móvel pode ser usado por empresas de petróleo e gás natural, químicas e de energia, bem como outras empresas industriais cujas atividades estejam associadas a potenciais emissões de substâncias tóxicas na atmosfera. Além disso, o dispositivo pode ser usado com sucesso em situações de emergência, nomeadamente  quando é necessário fazer um grande volume de medições em vários pontos para se obter uma panorâmica confiável, ou quando o acesso físico à fonte de poluição é difícil.