Últimas

Search Suggest

Revista de imprensa (2024.1): 192 concessões petrolíferas; kits de eletrificação de carros; fábrica de diamantes artificiais; Honda otimiza veículos a H2

 

O Brasil atribuiu 192 concessões de prospeção e exploração de petróleo e gás a 16 empresas, num leilão realizado esta quarta-feira, um dia depois da COP28 ter aprovado uma transição para o abandono dos combustíveis fósseis. (...) O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Rodolfo Saboia, afirmou que não há contradição entre o país continuar a oferecer concessões e o compromisso do Governo, reafirmado na COP28, de acelerar a transição energética. Os vencedores do leilão pagaram 421,7 milhões de reais (78,61 milhões de euros) pelas licenças e comprometeram-se a um investimento mínimo de 2.000 milhões de reais (370 milhões de euros).


  • Empresa transforma carros diesel em eléctricos por 12.000€

Uma startup alemã propõe converter carros a combustão em eléctricos a bateria por valores entre 12.000€ e 15.000€. (...) Localizada em Dachau, na Alemanha, a e-Revolt oferece aos seus clientes a possibilidade de transformar em eléctricos veículos que originalmente montavam motores a gasolina ou a gasóleo. A startup informa ainda que a operação tarda, em média, 8 horas e que já desenvolveu kits de transformação para 42 modelos, certamente os mais populares na Alemanha.


Uma fábrica de produção de diamantes artificiais vai instalar-se na Covilhã, um projeto a concretizar em duas fases num investimento global de 400 milhões de euros, informou esta sexta-feira o presidente da autarquia, Vítor Pereira. (...) Vítor Pereira salientou tratar-se de um investimento “de dimensão nacional” e adiantou que na Europa apenas existe uma unidade do género, na Bélgica, com “tecnologia de ponta”.


Trinta anos depois de ter começado a desenvolver a tecnologia de células de combustível (fuel cells) a hidrogénio, a Honda deu novo passo em frente ao mostrar em Bruxelas um protótipo bastante avançado do que será a solução a integrar no novo CR-V, desenvolvido em conjunto com a General Motors (GM). (...) A nova geração de fuel cells da Honda em colaboração com a GM permite baixar os custos de produção em dois terços, face ao antigo Clarity, por um lado porque se tenciona produzir mais e o efeito “escala” baixa por si só os preços, por outro, porque o novo sistema recorre a “materiais inovadores” mais baratos.