Últimas

Search Suggest

Sobre a chegada da internet das coisas (IoT) ao controlo de consumos domésticos de gás de garrafa e o emparelhamento prático com smartphones


A procura por garrafas de gás no mercado global está avaliada atualmente em cerca de 7,5 mil milhões de dólares. O mercado global de cilindros de gás está previsto crescer a 8% (CAGR) até 2031, de acordo com a última análise da indústria feita pela Fact.MR.

Ao longo dos anos, o uso de combustível GLP para fins culinários aumentou significativamente. Os governos, especialmente nos países em desenvolvimento, estão a introduzir políticas favoráveis e a iniciar programas de sensibilização para incentivar a utilização de gás liquefeito de petróleo (GPL) na culinária diária. Os gases também são usados numa ampla gama de setores industriais, incluindo ciência pura, medicina, indústria, educação e hotelaria, entre outros.

Fonte: Fact MR


Um cilindro de gás é um recipiente de pressão que armazena gases a pressões superiores à atmosférica. Cilindros de gás de alta pressão, também conhecidos como garrafas. Dependendo das qualidades físicas do item, os componentes armazenados dentro do cilindro podem estar na forma de fluido supercrítico, gás comprimido, vapor sobre líquido ou dissolvidos num material de substrato. A válvula e a conexão de ligação são posicionadas na parte superior de um cilindro de gás normal, estendendo-se e ficando em pé sobre uma extremidade inferior achatada. 

Prevê-se que o mercado se impulsionado pelo foco crescente de fabricantes renomados no desenvolvimento de cilindros exclusivos que sejam capazes de melhorar as medidas de segurança, otimizar as capacidades de manuseio e armazenamento e que sejam leves. Espera-se que o aumento do uso de cilindros de gás em diversas aplicações, como tratamento de água, soldagem, distribuição de bebidas, fins médicos, aquecimento e cozinha e extinção de incêndio, aumente a procura em todo o mundo.

(...) O GLP é um gás, mas muitas vezes é mantido sob pressão, o que o transforma em líquido. Uma das principais vantagens do GLP em relação a outras fontes de energia é a facilidade de transporte. Tem um melhor poder calorífico e não contém enxofre. Como o GLP queima regularmente, é mais confiável do que outros tipos de energia. O GLP é mais ecologicamente correto do que outras fontes de energia. Embora todas as fontes de energia emitam dióxido de carbono, quando comparado ao gasóleo, o GLP emite apenas 81% do dióxido de carbono produzido pelo gasóleo. Quando comparado ao carvão, outra fonte de energia, o GLP emite apenas 70% do dióxido de carbono.

(...) Os fabricantes de garrafas de gás estão constantemente a melhorar os seus pacotes de garrafas/cilindros para satisfazer as novas exigências do mercado. Pressões mais altas, displays digitais e proteções e peças recém-projetadas permitem mais gás, inteligência e transporte mais simples sem comprometer a segurança. O transporte de gases de alto valor é crucial, aumentando a procura por cilindros de gás seguros e controlados. 

(...) A inovação em garrafas/cilindros e os avanços tecnológicos deverão proporcionar uma oportunidade de crescimento de mercado para o mercado de cilindros de gás.

(...) Alguns dos principais players do mercado envolvidos no mercado europeu de cilindros de gás são 3M, Aygaz A.Ş., FABER INDUSTRIE SPA, Hexagon Ragasco AS, Luxfer Gas Cylinders, Worthington Industries Inc, Beijing Tianhai Industry Co., Ltd KGaA, EKC, Linde plc, Time Technoplast Ltd., MS GROUP, Welz Gas Cylinder GmbH e Zhejiang Tianlong cilindro co., L.T.D.

Fonte: Data Bridge Market Research

 

Multiplicidade de tipos de garrafas: o exemplo do propano



Fonte: BOC (Grupo Linde)


Nova Pluma, a 1ª garrafa inteligente do mercado em Portugal


Já se encontra no mercado [português] a nova versão da Pluma, a garrafa da Galp que mudou para sempre o paradigma das garrafas de gás em Portugal. Conhecida pela sua extrema leveza, desta vez, a Pluma surge como a garrafa de gás mais inteligente do mundo ao permitir a deteção do nível de gás em tempo real.

Através da leitura de um QR code, os clientes podem emparelhar a garrafa ao seu smartphone e saber, automaticamente, a quantidade de gás que esta ainda contém. Entre as funcionalidades da nova versão da Pluma, encontram-se, ainda, a monitorização do histórico de consumos por tipologia de utilização, bem como o conhecimento e controlo sobre os seus gastos (ex: número de banhos ou refeições que a garrafa poderá permitir), ajudando o cliente a adaptar os seus hábitos às reais necessidades da casa.

O desenvolvimento deste sistema de deteção de nível de gás é o resultado de uma parceria de I&D entre a TecMinho, a empresa Amtrol Alfa e a Galp, tendo a componente de investigação e desenvolvimento ficado à responsabilidade do grupo Eletroactive Smart Materials, um grupo de investigação do Centro de Física da Universidade do Minho (UMinho) e da spin-off da UMinho, W4A-Wise4Automation.

Fonte: Tecminho


Sensores de nível avulso, acopláveis a garrafas de gás



A Thincke Electronic Technology Co., Ltd. é uma empresa chinesa que desenvolve, projeta e fabrica hardware e software para a Internet das Coisas (IoT), incluindo telemática e design e produção de sensores.

(...) O sensor de nível ultrassónico não invasivo projetado e produzido pela Thincke tem sido amplamente utilizado em tanques de propano, tanques de combustível e cilindros de gás.

(...) O Monitoramento Remoto do Nível do Cilindro de Gás é um conjunto de soluções de hardware e software para a medição do nível de líquido residual de garrafas de GLP (Propano) e a transmissão wireless de informações de nível de líquido. O monitoramento e o gestão adequados dos níveis dentro desses tanques podem ajudar os proprietários e gestores de ativos a aumentar a produtividade e a lucratividade. Pode aumentar o afesão do usuário e melhorar o nível de serviço da operação de GLP. 

Fonte: Thincke Electronic Technology Co., Ltd.