Empresa liderava esforços para introduzir alternativa ao SAF, mas suspende agora o plano de construção de aviões comerciais movidos a H2 até 2035. Não foi traçado um novo objectivo. (...) “O hidrogénio tem o potencial de ser uma fonte de energia transformadora para a aviação”, reiterou ainda a Airbus numa resposta à Reuters. “No entanto, reconhecemos que o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogénio – incluindo infra-estruturas, produção, distribuição e quadros regulamentares – constitui um enorme desafio que exige colaboração e investimento a nível mundial.” | Fonte: Público
Os automóveis são um bom exemplo de como vamos precisar de quantidades muito maiores de cobre do que as que já temos. Mesmo que esteja a conduzir um carro apenas com motor a combustão já está a transportar cerca de 23 kg de cobre no veículo (cablagens, alternador, etc.). Os números são avançados pela International Copper Association e dizem que, caso tenha um carro 100% elétrico, a quantidade de cobre quase que quadriplica para cerca de 83 kg (motores, baterias, etc.). Os híbridos ficam a meio caminho: cerca de 40 kg e 60 kg, respetivamente para híbridos e híbridos plug-in. | Fonte: Razão Automóvel
O especialista em cardiologia Stig Lundbäck inspirou-se no bombeamento do coração humano para co-fundar a empresa sueca de energia das ondas CorPower Ocean em 2009. Ao longo de anos de investigação hidrodinâmica, a empresa desenvolveu o "CorPack" - uma bóia gigantesca feita de materiais duráveis e leves que converte o movimento das ondas em eletricidade limpa e estável. (...) O primeiro conversor de energia das ondas à escala real da CorPower Ocean está instalado ao largo da costa norte dePortugal, perto da Aguçadora (Póvoa de Varzim), onde está a fornecer energia à rede portuguesa. | Fonte: Euronews
O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar dois projetos da Galp na refinaria de Sines, distrito de Setúbal, em 430 milhões de euros. (...) A unidade de produção de hidrogénio verde representa um investimento de 250 milhões e vai ser financiada em 180 milhões pelo BEI para produzir até 15 mil toneladas de hidrogénio verde por ano, “tornando-se uma das primeiras infraestruturas desta escala a operar na Europa”. (...) Já a unidade de biocombustíveis (...) irá transformar óleos vegetais e gorduras residuais em combustível sustentável para aviação (SAF) e em gasóleo renovável de origem biológica (HVO), com características idênticas aos combustíveis de origem fóssil utilizados nos motores de combustão”, explica a empresa.| Fonte: Jornal Económico