Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a nova tecnologia de arrefecimento "made in Coimbra"



"Uma tecnologia inovadora de refrigeração, desenvolvida por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), consegue arrefecer alimentos e bebidas 10 vezes mais rapidamente do que os equipamentos tradicionais (frigoríficos, p. ex.), sem interferir na qualidade do produto.




A investigação, denominada SuperCooling, iniciou-se há dois anos em colaboração com a empresa Redutor, Lda e sob a orientação dos docentes Adélio Gaspar, José Joaquim Costa e José Baranda Ribeiro e baseia-se na refrigeração por vácuo. Os primeiros resultados são promissores, permitindo, por exemplo, arrefecer uma garrafa de água de 33cl em 3 minutos.



Esta tecnologia, explorada pela primeira vez em Portugal, encontra-se em fase de protótipo e num futuro próximo terá um forte impacto, não só no setor doméstico, mas também em vários setores de mercado, nomeadamente na restauração e na hotelaria, porque é uma tecnologia muito rápida e economicamente vantajosa.



«Nos hotéis, para que as bebidas se mantenham frescas é necessário que o minibar esteja continuamente em funcionamento, representando elevados consumos energéticos. Com esta nova tecnologia, o refrigerador só consome a energia necessária para o arrefecimento dos produtos, o que é um processo muito rápido, ou seja, significa uma poupança muito significativa de energia», ilustra a investigadora Cátia Augusto.



Outra mais-valia, explica a investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UC, é a versatilidade da tecnologia que «poderá dar origem a uma nova geração de equipamentos ou ser acoplada nos equipamentos atuais. Os resultados obtidos até ao momento em laboratório permitem ir além da refrigeração porque revelaram também um grande potencial de aplicação em outros processos do quotidiano».



Um estudo de mercado realizado recentemente pelo Programa COHiTEC, com colaboração de outros intervenientes, cujo principal objetivo é o de avaliar o potencial comercial dos produtos ou serviços resultantes das tecnologias desenvolvidas em laboratório, mostrou que a tecnologia inerente ao SuperCooling é muito promissora para um leque alargado de produtos e sectores de mercado."
 
Fonte: Universidade de Coimbra

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...