Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o Engenho de Papel da Lousã (1710 – …)

 ANTIGA1
(Fábrica em 1892)
Na Lousã, município português que faz parte do distrito de Coimbra, existe uma fábrica de papel que opera ininterruptamente há mais de 300 anos.
Em 1710, aproveitando a boa qualidade das águas no sitio do Penedo e a proximidade da academia de Coimbra, tradicional consumidora de papel, foi fundado, por italianos, entre estas datas, o «Engenho do Papel da Lousã» com a participação do Estado.
Acompanhando os vários estágios de evolução da indústria papeleira portuguesa, ao longo de quase 3 séculos, a Fábrica da Lousã tem sabido adaptar-se às necessidades do mercado, através de uma equilibrada combinação de experiência e inovação.
Ao longo da sua secular existência a empresa foi passando por diversos proprietários, sendo nacionalizada no período após o 25 de Abril de 1974, com a queda do governo Salazarista.

FABRIC1
(Fábrica em 1940)

Em 1999, a empresa é reprivatizada , ocorrendo a venda pela Portucel a um grupo de investidores privados.
Em 2004, ocorre a cisão da Companhia do Papel do Prado, S.A., sendo constituída uma nova empresa a "Prado - Cartolinas da Lousã, S.A."  que integra a Fábrica da Lousã.
 FABRIC2
(Fábrica em 2003)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...