Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre um novo polímero termoendurecido e maleável


Cientistas da universidade francesa Ecole Supérieure de Physique et Chimie Industrielles anunciaram a descoberta de um material polimérico que combina duas propriedades distintas: um grau de maleabilidade semelhante ao do vidro; e as características típicas dos plásticos termoendurecidos.


Os plásticos termoendurecidos (como a Baquelite) são estáveis relativamente a solventes e a temperaturas elevadas. Porém, a forma pretendida para estes materiais é até agora conferida através de moldes, sendo de referir que esta moldagem é irreversível. Este novo polímero combina a estabilidade dos termoendurecidos com a reversibilidade na forma: basta aquecê-lo para ser possível alterar-lhe a forma, dispensando igualmente moldes.


Em termos de aplicações, sempre que a forma pretendida fôr complexa, este novo material terá toda a vantagem em ser usado. Soma a isto, também, a sua leveza face a metais e ao próprio vidro, a sua resistência química e ainda o facto (importante) de ser reciclável.


Este novo material, que se encontra já patenteado, não só é reciclável sem prejuízo das propriedades originais, como também pode ser reparado (arranhões, pequenas fracturas) através de aquecimento.


A chave para as propriedades vítreas reside na estrutura molecular do polímero, já que este possui um idêntica quantidade de grupos éster e grupos álcool, e o aquecimento promove a transesterificação (reacção entre éster e álcool que origina novo éster e novo álcool).


Prevê-se que possam seguir-se mais descobertas e trabalhos criativos neste campo nos próximos anos.


Fonte: C&En

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...