Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a experiência mais longa do mundo (1927 - ... )


A experiência em curso mais longa do mundo já decorre há 85 anos.  Foi iniciada em 1927 pelo  professor de física Thomas Parnell na Universidade de Queensland (Austrália).

O objectivo da experiência é demonstrar que o alcatrão é na realidade um fluido muito viscoso e não um sólido, e que à temperatura ambiente ele escoa, embora muito lentamente. O que Parnell fez foi derreter o alcatrão, vertê-lo para um funil de vidro, secá-lo durante 3 anos e deixá-lo a escorrer no funil.

Ao fim 8 anos após o início da experiência, a primeira gota de alcatrão caiu. Para se ver cair a segunda gota foram precisos mais 9 anos. Parnell já não era vivo quanto a terceira gota caiu, em 1954. Seguiu-se um período de esquecimento no qual a experiência ficou votada a algum abandono.

Eis que em 1961 um recém-chegado professor de nome Jonh Mainstone recuperou a experiência e batalhou para que esta fosse divulgada, o que aconteceu em 1975.

Hoje a experiência é seguida via internet por intermédio de uma webcam em tempo real (clique aqui para ver)

Mainstone não sabe prever quando é que a nona gota de alcatrão cairá do funil, mas prevê que não seja antes de 2013.

Fonte: PopSci

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...