Últimas

Search Suggest

Sobre a comemoração de antigos alunos de Engenharia Química do ano de 1968, pelos 50 anos passados sobre a conclusão do curso na FEUP (Portugal)



A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal) teve o prazer de receber hoje [02/11/2018] os antigos alunos de Engenharia Química do ano de 1968, numa cerimónia comemorativa dos 50 anos de curso. E foi com imenso orgulho que constatámos que a amizade eo companheirismo permanecem bem vivos nestes antigos estudantes, que todos os meses se reunem num almoço convívio! 

Na cerimónia estiveram presentes o Diretor da FEUP Professor Falcão e Cunha, a Diretora do DEQ, Professora Arminda Alves, eo Professor Jubilado Horácio Maia Costa. A placa comemorativa oferecida pelo grupo e fixada à entrada do DEQ servirá para eternizar este momento.

Fonte: Unidade de Imagem e Comunicação - FEUP

* * *

Antigo Edifício da FEUP na Rua dos Bragas (1937-2000).


Desde 2000, a FEUP conta com novas instalações no polo II da Universidade 
do Porto – Campus da Asprela, com uma área que quase triplica a anterior.


 * * *
  • Notas históricas sobre o atual curso de Engenharia Química na FEUP
Após a implantação da República, o primeiro governo efetuou uma reforma do ensino superior, reformando a Universidade de Coimbra e criando em Lisboa e no Porto duas novas Universidades, com autonomia pedagógica e administrativa.

Por esta reforma, a Academia Politécnica, primeiro estabelecimento de ensino de Engenharia do País, foi transformada em Faculdade de Ciências, a qual ficou anexa à Escola de Engenharia. Esta situação provocou os protestos dos professores, pela boca dos representantes da cidade, o que conduziu à publicação da Lei n. 410 de 1915, que transformou a Escola de Engenharia em Faculdade Técnica com autonomia própria. Esta mesma lei determinou a divisão dos cursos de Engenharia em Civil, Minas, Mecânica, Eletrotécnica e Químico-Industrial. A organização destes cursos foi corrigida por legislação publicada em 30 de novembro de 1918 e 29 de janeiro de 1921. 

Em 1926, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP recebeu a sua denominação atual Ao comemorar os 100 anos da Academia Politécnica, é inaugurado o edifício da Rua dos Bragas (1937).

(...) O decreto n. 40378 de 14 de novembro de 1955 fixa a organização e currículo dos cursos de Engenharia professados nas Universidades Portuguesas (Eng. Civil, Minas, Mecânica, Eletrotécnica e Químico-Industrial). Este decreto atribui aos cursos de Engenharia um plano de estudos único e obrigatório para as Faculdades de Ciências e Instituto Superior Técnico (quanto aos três primeiros anos) e Faculdade de Engenharia da UP (quanto aos três restantes). A reforma do ensino de 1970 introduziu importantes alterações na organização dos cursos de Engenharia os quais foram encurtados para cinco anos, passando a haver autonomia das escolas na determinação dos seus currículos.

Em 1974, a Faculdade de Engenharia passou a assegurar a lecionação dos cinco anos das suas licenciaturas, deixando de caber à Faculdade de Ciências a lecionação dos dois primeiros anos.

Fonte: FEUP