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Sobre a Electric Storage Battery Company, empresa precursora da atual Exide Technologies, e as baterias de metal-ácido vs. iões de lítio


A Electric Storage Battery Company, que um dia se tornaria Exide Technologies, foi fundada por W.W. Gibbs em 1888. Gibbs, executivo de uma importante empresa de gás, viu o potencial da eletricidade como fonte de iluminação e partiu por conta própria. Ele comprou as patentes de Clement Payen, um inventor francês que desenvolveu o armazenamento elétrico, e começou a transformar essas ideias em produtos comerciais confiáveis.

A intuição de Gibbs estava correta. O armazenamento elétrico foi definido para desempenhar um papel maior na sociedade - muito maior do que ele originalmente imaginava. À medida que a tecnologia de transporte - e os recursos de armazenamento de energia necessários - avançava, a Exide evoluiu com ela. As baterias Exide estavam presentes quando o Comandante Byrd estabeleceu uma base militar americana na Antártica. As baterias Exide alimentaram torpedos na Segunda Guerra Mundial e armazenaram a energia solar que carregou o primeiro módulo de pouso lunar da NASA. Em 1987, a linha de produtos da empresa era capaz de fornecer energia a praticamente todos os veículos nas estradas americanas.

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Fonte:  Exide
Em 1859, o físico francês Gaston Planté inventou a primeira bateria recarregável à base de chumbo e ácido, que se tornou o primeiro tipo de bateria recarregável a ser comercializado.


Três marcas de baterias da Exide Technologies para veículos de transporte:

EXIDE BATERIAS - Exide, um líder global em baterias, representa a mais recente tecnologia de baterias e a mais alta qualidade 'Made in Europe' - tanto para o mercado de reposição quanto para os indústria automóvel.

BATERIAS TUDOR - Com um histórico de desenvolvimento de baterias por mais de 100 anos, a Tudor é conhecida por ser uma das marcas mais confiáveis ​​e inovadoras no setor de baterias. A gama de baterias cobre a maioria das necessidades, seja para o carro, autocarro, camião, motocicleta, maquinaria agrícola e de construção, barco ou caravana.

BATERIAS FULMEN -  Fundada em 1891, as baterias Fulmen hoje ainda representam uma potência de partida forte e confiável para carros, camiões e outros veículos - em França e além.



Baterias de metal-ácido vs. iões de lítio


As baterias de chumbo-ácido, níquel-hidreto metálico e iões de lítio são as baterias recarregáveis mais comuns. A tecnologia de baterias de chumbo-ácido está bem comprovada e tem mais de um século de utilização. No entanto, a bateria de chumbo-ácido mostra baixa densidade de energia gravimétrica volumétrica 

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Fonte:  A. Väyrynen, J. Salminen,  , 46 (2012) 80-85



Densidade de energia volumétrica contra densidade de
 energia gravimétrica para baterias comuns.