Últimas

Search Suggest

Revista de imprensa BEQ (2021.22): Suíços querem H2 em Sines; Airbus quer H2 'no ar'; Sonangol espera lucros; e 'Honoris Causa' para docente de EQ do IST

 

Grupo Axpo, maior produtor e distribuidor de eletricidade a partir de fontes renováveis da Suíça, detido pelo Governo helvético, quer ter 10 GW de capacidade instalada na energia solar até ao final desta década. Para isso, está de olhos fixos na Península Ibérica e a avançar já para um projeto de produção de hidrogénio verde em Portugal. A empresa estatal suíça terá já iniciado conversações com parceiros portugueses, e o plano passa por desenvolver uma central solar fotovoltaica de grandes dimensões, com eletrolisadores, na região de Sines.

A fabricante francesa de aviões Airbus acredita que o hidrogénio é a resposta para a descarbonização da indústria da aviação. E já arregaçou as mangas para desenvolver aeronaves para o segmento comercial que possam ser movidas por este elemento químico, produzindo, assim, zero emissões de carbono. Ambiciona que estes aviões possam conhecer a luz do dia em 2035. (...) EasyJet quer governos a apoiar a transição.

A Sonangol espera fechar 2021 com lucros, invertendo o cenário negro do ano passado, em que registou prejuízos recorde de 3 mil milhões de dólares devido à queda das vendas. A expectativa da petrolífera estatal de Angola surge à boleia de preços do petróleo mais elevados e dos planos para avançar para uma dispersão em bolsa.

A professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais, docente do Departamento de Engenharia Química(DEQ) e investigadora do Centro de Química Estrutural(CQE) irá ser agraciada com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Mons. (...) Os seus interesses científicos centram-se no desenvolvimento de revestimentos funcionais para proteção e funcionalização de superfícies, nomeadamente novos revestimentos autorreparáveis inteligentes (smart self-healing coatings), revestimentos protetores para aplicações na área das telecomunicações e eletrónica e novos revestimentos de elevada área superficial e capacidade específica para armazenamento de energia