Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre um novo catalisador que se antevê revolucionário


image
Da Universidade de Alberta (Canadá) é notícia a descoberta de um catalisador que tem potencial para revolucionar a indústria química por força da redução do impacto ambiental que possibilita, assim como da melhoria da eficiêcia e minimização de riscos.
A descoberta em causa é da autoria do aluno de mestrado Jeremy Jonhs, que criou em laboratório o catalisador, e do professor de química Steve Bergens, o qual afirma que esta é uma descoberta revolucionária que tem vindo a ser procurada há décadas.
Bergen afirma que os investigadores trabalham há mais de 50 anos para encontrar um catalisador "limpo" e estável, que produza praticamente nenhum resíduo e que tenha a capacidade de proporcionar múltiplos ciclos de utilização (turnover).
O professor acrescenta ainda que a indústria química tem feito um esforço enorme para reduzir o seu impacto ambiental, para qual contribui qualquer redução no transporte de catalisadores mas também a melhoria das respectivas eficiências.
A descoberta, que data de Fevereiro de 2011 espera-se que abra portas no sentido desse esforço, e prevê-se que se aplique em vários sectores, da indústria farmacêutico aos agroquímicos.
Bergen descreve os catalisadores em geral como notoriamente instáveis e desafiantes do ponto de vista do transporte, ao que acresce o problema dos resíduos gerados pela sua utilização. O catalisador criado por Jeremy Jonhs produz apenas hidrogénio como resíduo, um gás que pode ser facilmente queimado ou utilizado para produzir água. Além disso, as informações existentes apontam para que este novo catalisador seja também seguro e eficiente. O testes efectuados sugerem 7000 turnovers por unidade de catalisador.
A descoberta despoletará novos estudos com vista a estudar na totalidade o novo catalisador e analisar formas de o produzir em quantidades maiores.
Fonte: Science Daily

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...