Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as revistas com mais impacto científico na eng. química

O universo da investigação científica rege-se, entre outros, pela produção de artigos científicos que reflectem a investigação que vai sendo realizada, artigos esses que criam ou não, consoante a sua qualidade, novidade, pertinência, raridade, etc, um impacto na comunidade científica global.
A era do mundo interligado em rede trouxe consigo a criação de algoritmos de cálculo do impacto que cada artigo publicado têm na comunidade, impacto esse que se traduz na quantidade e qualidade das citações que o artigo recebe de outros artigos científicos e autores.
A gestão da publicação dos artigos científicos é feita pelas revistas da especialidade, as quais têm critérios editoriais relativos à aceitação dos artigos a publicar. Estes critérios acabam por posicionar a revista numa hierarquia  de importância, a qual permite saber quais são as revistas cujos artigos provocam em média mais impacto na comunidade científica.
Podem-se avaliar as revistas científicas de especialidade com base em vários factores, tais como: o nº total de citações, o factor de impacto anual (citações vs nº de artigos num ano), o factor de impacto relativo a um período de tempo (5 anos, por exemplo), ou o tempo de meia vida das citações.
Para este post optei por listar as 5 revistas de engenharia química com maior factor de impacto nos últimos 5 anos:

1. Progress in Energy and Combustion Science
About this Journal
Tema: Conservação de energia;  Eficiência de combustão de combustíveis fósseis; Protecção do ambiente; Poluição em sistemas de combustão.
Factor de Impacto: 13,1

2. Energy and Environmental Science
Journal cover: Energy & Environmental Science
Tema: Conversão e armazenamento de energia; Tecnologias alternativas para combustíveis; Ciência ambiental.
Factor de Impacto: 9,5

3. Journal of Catalysis

Tema: Síntese e caracterização de catalisadores; Aplicações de catalisadores em processos.
Factor de Impacto: 5,7

4. Applied Catalysis B: Environmental
Applied Catalysis B: Environmental on ScienceDirect(Opens new window)
Tema: Eliminação catalítica de poluidores ambientais; Aplicação de soluções catalíticas para redução da poluição em processos industriais; Reacções catalíticas onde os resíduos se convertem em produtos úteis.
Factor de Impacto: 5,4

5. Chemistry and Physics of Carbon

Tema: Estruturas moleculares de carbono; Relações intermoleculares; Propriedades do carbono, Aplicações emergentes da nanotecnologia ao ambiente.
Factor de Impacto: 5,3


Fonte: ISI Web of Science

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...