Últimas

Search Suggest

Sobre a maior central solar flutuante, na Europa: fica em Londres, e ajudará a tratar água para 10 milhões de pessoas




A maior central solar flutuante, na Europa, está pronta para começar a produzir energia.

A estrutura situa-se perto do aeroporto de Heathrow em Londres. A energia deverá servir para alimentar uma estação de tratamento de água.

Apesar do enorme potencial energético, a estrutura não produz 100% da energia necessária devido aos períodos noturnos.

“A energia solar não funciona sempre da mesma forma, há variações, por isso durante a noite temos de bombear a água. Ou seja a central não produz toda a energia necessária. O sistema solar faz parte de uma estratégia global composta por vários elementos”, explicou Angus Berry, gestor da Thames Water.

A central solar ocupa uma área equivalente a a oito campos de futebol e é composta por 23 mil painéis solares. O projeto custou cerca de 83 milhões de euros e deverá gerar anualmente 5,8 quilowatts hora de eletricidade.

“A eletricidade gerada pelo sol através dos painéis solares torna-se mais eficiente quando os cabos estão frios. Por isso o sistema de páineis flutuantes é vantajoso. Ou seja, a central solar é mais eficiente e produz mais eletricidade do que se estivesse instalada num terreno”, disse Nick Boyle, presidente da Lightsource, a empresa que gere a central solar.

A central flutuante deverá garantir quase toda a eletricidade necessária para o tratamento de água de uma população de 10 milhões de habitantes da região londrina.