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Sobre o uso de querosene na aviação, e as suas vantagens e desvantagens em comparação com outros combustíveis



"O limite de 100 ml relativamente a líquidos levados para viagens de avião tem por objetivo impedir que alguém leve para bordo uma quantidade suficientemente grande de um líquido explosivo, tal como a nitroglicerina, capaz de destruir um avião. Essa quantidade de nitroglicerina, bem entendido, não deixa de poder explodir, mas não com energia suficiente para derrubar o avião. Ainda assim, impressiona pensar que o querosene contém dez vezes mais energia por litro do que a nitroglicerina e que existem milhares de litros desse líquido nos depósitos de combustível de um avião.


(...) É ernome o poder do querosene, e a nossa capacidade de o queimar de forma controlada, que faz dele um líquido tão importante em termos tecnológicos. A civilização global queima atualmente aproximadamente mil milhões de litros de querosene todos os dias, fundamentalmente em motores a jacto e foguetões espaciais. Mas é igualmente utlizado, ainda, para a iluminação e aquecimento em muitos países. Na Índia, por exemplo, mais de 300 milhões de pessoas utilizam candeeiros de querosene para assegurar a iluminação dos seus lares."

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Fonte: Mark Miodownik, A Vida Secreta dos Líquidos, Bizâncio (Livro)

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Comparação de várias fontes de energia para a aviação

Existem vários critérios na seleção de um combustível para a aviação. Um dos principais critérios é a densidade de energia, pois a redução de peso e volume é de suma importância para a aviação. Tanto a densidade de energia específica (SED, quantidade de energia por unidade de massa do combustível) quanto a densidade de energia volumétrica (VED, a quantidade de energia por unidade de volume) são essenciais. Na Fig.1, são apresentadas várias fontes de energia relativas ao seu SED e VED [12]. Pode-se observar que o Jet-A / querosene possui um bom SED e VED e, portanto, é adequado para a aviação. Além disso, o hidrogénio liquefeito (LH2) possui um SED alto, mas um VED pior, o que implica que um grande volume seria necessário para transportar qualquer quantidade razoável de LH2. Isso torna desafiador o uso do LH2 na aviação. Além disso, o uso do LH2 na aviação apresenta outros desafios, como segurança, logística etc. [13]. Certamente, as vantagens do uso de LH2 não devem ser negligenciadas, pois a emissão de CO2 pode ser eliminada.
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Fonte: F. Yin, A.G. Rao, A. Bhat, M. Chen, Performance assessment of a multi-fuel hybrid engine for future aircraft, Aerospace Science and Technology 77 (2018) 217-227