Últimas

Search Suggest

Moléculas BEQ (2021.3) - Ácido fúlvico: resultante da degradação de microrganismos, pode atuar como modulador imunológico e influencia a saúde intestinal

 Nome: Ácido fúlvico

Fórmula molecular: C14H12O8

Densidade: 1.8 ± 0.1 g/cm3
Ponto de fusão: n.a.
Ponto de ebulição: 661 °C

'Bio': O ácido fúlvico é uma subclasse de diversos compostos conhecidos como substâncias húmicas, que são subprodutos da degradação orgânica de microrganismos. Por definição, o ácido fúlvico consiste em moléculas hidrofílicas de baixo peso molecular contendo grupos carboxílicos. A estrutura do ácido fúlvico foi proposta por muitos autores como uma mistura de ácidos carboxílicos fenólicos, quinóide e benzeno ligados covalentemente [6]. É importante notar que o ácido fúlvico pode mudar com a localização geográfica. O material original do qual o ácido fúlvico se origina influencia o oxigénio, o azoto, o anel aromático e o conteúdo de carbono [7]. Por exemplo, em Israel, o ácido fúlvico isolado da argila contém ~ 2,0% (m / m) de azoto enquanto que o ácido fúlvico isolado da areia contém ~ 4,4% (m / m) [7]. Além disso, o ácido fúlvico isolado de Israel tem ~ 49% (m / m) de carbono, enquanto o da Itália tem ~ 39% de teor de carbono [7].

As informações coletadas indicam que o ácido fúlvico pode atuar como um modulador imunológico, influenciar o estado redox e potencialmente afetar a saúde intestinal. O ácido fúlvico diminui os marcadores pró-inflamatórios, mas também ativa o sistema imunológico para matar as bactérias. Está demonstrado que reduz o stress oxidativo e até induz apoptose em linhagens de cancro hepático. O ácido fúlvico também influencia o microbioma e possivelmente melhora a função intestinal.
_____
Fonte: J. Winkler, S. Ghosh, Therapeutic Potential of Fulvic Acid in Chronic Inflammatory Diseases and Diabetes, Journal of diabetes research (2018) 5391014.