Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o grafeno enquanto filtro de água perfeito




"Investigadores da Universidade de Manchester (Inglaterra) descobriram fortuitamente uma das propriedades mais importantes do grafeno: é impermeável a tudo excepto água, o que o torna um filtro de água perfeito.

Numa experiência realizada nessa universidade, os investigadores encheram um recipiente metálico com um conjunto de líquidos e gases, posto o que o cobriram com um filme de óxido de grafeno. Os seus equipamentos mais sensíveis não conseguiram detectar quaisquer outras moléculas a abandonar o sistema exceptuando vapor de água. O filtro de óxido de grafeno preveniu inclusive o gás hélio de escapar, o que é peculiar.

Tecnicamente o óxido de grafeno não é bem a mesma coisa que o grafeno, mas no bom sentido, já que é de mais fácil produção. Segundo um dos responsáveis por esta investigação, Dr. Rahul Nair, as folhas de óxido de grafeno têm um arranjo tal entre elas que apenas existe lugar para uma camada de moléculas de água.

Numa outra experiência realizada, o grupo de investigação selou uma garrafa de vodka com um filtro de grafeno. Este procedimento levou a que apenas a água evaporasse e fosse promovida uma destilação da bebida, concentrando o álcool nela.

Esta experiências deixam antever o potencial uso destes filtros no âmbito da temática da água, podendo vir a ser útil no abastecimento deste recurso a partir de fontes como o mar, águas estagnadas e efluentes sanitários."

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...