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Sobre a relação entre as emissões de CO₂ e o produto interno bruto dos países, e a ponte entre a política económica e ambiental


" A relação entre o crescimento económico e as emissões de dióxido de carbono é considerada uma das relações empíricas mais importantes. No entanto, a análise causal económica rigorosa do tradeoff entre as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e o crescimento económico para políticas credíveis de mudança climática ainda é limitada.

O aumento dos níveis de emissões de dióxido de carbono é considerada uma das principais causas do aquecimento global e da instabilidade climática. A este respeito, uma das questões mais importantes na literatura sobre economia de energia é focada principalmente no teste da relação entre o crescimento económico e as emissões de dióxido de carbono.

A emissão de CO₂ está diretamente ligada ao crescimento económico (...). A maioria das emissões de CO₂ vem do consumo de combustível gasoso / líquido / sólido, que é uma fonte essencial para o setor automóvel e industrial. Portanto, a relação inseparável entre as emissões de CO₂ e o crescimento económico atua como uma importante ponte entre a política económica e ambiental.






O crescimento económico dos países desenvolvidos impulsiona um uso intensivo de energia e, como resultado, mais resíduos são produção, podendo levar à degradação ambiental. A maioria das emissões de CO₂ provém do consumo de combustíveis fósseis, como o carvão, principal fonte de energia do setor automotivo (...). A direção da causalidade entre o crescimento económico, o consumo de eletricidade e as emissões de CO₂ torna-se importante para a implementação de políticas relacionadas.

Porém, (...) o contexto que rege as relações entre as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e o produto interno bruto (PIB) muda ao longo do tempo devido a variações no crescimento económico, política regulatória e tecnologia. "


Fonte:Vladislav Marjanović, Miloš Milovančević, Igor Mladenović, Prediction of GDP growth rate based on carbon dioxide (CO₂) emissions, Journal of CO₂ Utilization, Volume 16, 2016, 212-217

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