Últimas

Search Suggest

Sobre o material à base cortiça premiado, com patente pendente, made in Portugal B.Cork™, e a inovação têxtil portuguesa nos Globos de Ouro 2019




A malha inovadora da Tintex Textiles brilhou na edição 2019 dos Globos de Ouro, os troféus atribuídos anualmente em Portugal (desde 1996) a profissionais em várias áreas da arte e entretenimento no país, desde o teatro ao desporto, passando pelo cinema, moda e música.

Este novo produto surgiu no seguimento do projeto Cork.a.Tex-Yarn, o fio com elevada incorporação de cortiça cofinanciado pelo COMPETE 2020 - PO Competitividade e Internacionalização.

O projeto “Cork.a.Tex-Yarn: Fio Revestido com Aditivos de Cortiça” resulta de um longo caminho já percorrido pela Sedacor (promotor líder), Têxteis Penedo, CITEVE e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (através do Laboratório Associado LSRE-LCM), sob o desígnio de desenvolver produtos inovadores e de elevada performance que incorporem, em simultâneo, as propriedades dos substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto e as mais-valias funcionais da cortiça. Fonte: Compete 2020

* * *

Cristina Ferreira usando vestido com B.Cork™  
nos Globos de Ouro 2019


O ousado vestido lilás da apresentadora Cristina Ferreira na noite dos Globos de Ouro consagrou também a inovação têxtil e o design nacional. Desenhado por Micaela Oliveira, o vestido foi concebido a partir de uma malha inovadora e sustentável da Tintex Textiles, que utiliza espuma de cortiça e lhe confere características únicas e especiais.

Depois de vários prémios internacionais, as inovadoras malhas B.Cork da têxtil de Vila Nova de Cerveira estão a ser utilizadas por designers e fabricantes tanto em colecções de vestuário como de calçado. Micaela Oliveira colocou-a agora também nos grandes palcos do glamour. Fonte: Jornal T



Um material premiado, com patente pendente, e made in Portugal:


Em Janeiro de 2018, a ISPO de Munique, a maior feira de negócios da indústria do esporte, reconheceu a  Tintex Textiles pela malha excepcional texturizada com cortiça. Assim, foi concedida à empresa  o Prémio de Melhor Produto na categoria Equipamentos Soft TexTrends, para a coleção outono / inverno 2019/2020.

Tintex Textiles cria este revestimento exclusivo a partir de cortiça certificada para pré-consumo do produtor Sedacor, a partir de uma economia circular. No cerne do prémio está a tecnologia B.Cork ™, que proporciona um apelo visual e um toque fantástico que também é à prova de água e duradouro.

Esse processo de laminação de alta tecnologia (com patente pendente) utiliza um revestimento à base de água, formaldeído e sem solvente, que é respirável e natural. A tecnologia B.Cork ™ pode ser aplicada a malhas e tecidos e funciona com todas as atuais bases de fibra inteligente da Tintex Textiles.